, , ,

A importância de um ambiente que dê cara ao seu restaurante

Nos tempos da sua avó, o convite para um jantar ou almoço significava horas no fogão, aquela mesa grande e todos em casa. Hoje nós juntamos família e amigos, vamos a um restaurante com comida e bebida boa, música, ambiente agradável e aproveitamos os momentos juntos, sem se preocupar em escolher o que vai ser servido, muito menos lavar os pratos.

Não é à toa que o Sebrae aponta uma expansão anual em torno de 10% no setor de bares e restaurantes em nosso país. E com o setor se expandindo, surgem cada vez mais novos concorrentes e opções. Mais concorrência significa que é preciso ter um diferencial pra se destacar. Não dá pra abrir as portas, servir os pratos e ser só mais um no meio da multidão. É preciso ter identidade, qualidade nos serviços e se diferenciar para conquistar clientes.

O comum não chama a atenção

Com a quantidade de aplicativos que entregam na porta de casa, os restaurantes comuns, que se baseiam apenas na comida, acabam tendo desvantagem. Por que ir até um restaurante italiano, se posso pedir massa em casa? Existem vários motivos que podem fazer o público optar por ir até um restaurante, sim. E os principais são: o serviço e o ambiente.

Um estudo da universidade de Denver (EUA), que avaliou mais de 2700 restaurantes na região de Nova York, concluiu, depois de pesquisas com seus clientes, que eles dão mais importância para o ambiente e o serviço prestado do que a qualidade da comida. Isso comprova a ideia de que, cada vez mais, os clientes estão em busca de experiências, não apenas um prato que mate sua fome.

É por isso que você deve investir forte em uma identidade única e um ambiente agradável. É isso que vai fazer o cliente ficar mais tempo e, até, aumentar o ticket médio de consumo. Se o cliente se sente bem em um restaurante, se o ambiente chama a atenção, se é confortável, é mais provável que ele gaste mais e, principalmente nestes tempos em que a conectividade e as redes sociais são tão presentes em nossas vidas, é possível ainda que este cliente satisfeito se torne seu divulgador, agregando ainda mais valor ao seu negócio.

Seu restaurante precisa ter um ambiente único

Se você quer levar seu restaurante para outro patamar, aumentar o ticket médio e fidelizar clientes, é preciso ter um diferencial forte. Seu espaço precisa ter identidade. E isso vai desde a ambientação, fachada, mesas, móveis, acessórios, passando por menus, tipos de pratos e até mesmo o atendimento dos garçons. Um restaurante mexicano, por exemplo, pede uma ambientação típica e, se vier acompanhado com mariachis, ganha mais pontos ainda! Esse conjunto de experiências é que vai cativar seu cliente.

Quer um bom exemplo? A rede de restaurantes The Fifties apostou numa ambientação com o estilo de uma lanchonete americana dos anos 50. Tudo parece te levar numa viagem de volta ao passado. Ainda que seja uma lanchonete, com pratos simples, o ambiente e a identidade criada elevam o patamar do local.

Agora é só pensar na identidade do seu restaurante e trabalhar o ambiente pra que ele chame a atenção e conquiste o público. Se ainda estiver precisando de ideias, dê uma olhada em nossa lista de clientes, veja algumas fotos dos lugares incríveis que ajudamos a criar.

E, se tiver qualquer dúvida, fale com a gente! Não espere o seu cliente se apaixonar por outro restaurante.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta