,

Como organizar seu restaurante para maximizar o espaço

É a regra mais básica dos negócios: quanto mais clientes você tiver, mais lucro pode ter. O sonho de todo dono de restaurante é um salão completamente preenchido com convivas felizes – comendo, bebendo e se divertindo. Enquanto aumentar o máximo possível a lotação do seu espaço pode ser uma opção, na verdade é um jogo de equilíbrio entre otimizar sua renda, por um lado, e garantir um ambiente agradável de jantar, por outro. Assim como “muitos cozinheiros estragam a sopa”, muitos clientes acomodados em um espaço confinado é uma receita para o desastre.

Então, você pode garantir que seu restaurante está fazendo o melhor uso possível do espaço, e ainda assim garantindo que seus clientes não se sintam apertados? Como uma das principais fornecedoras de mobiliário para restaurantes, bares e hotéis, a Thonart traz para você conselhos sobre o que é importante considerar no layout do seu salão, nesta série em duas partes.

Primeiro, use a cabeça. Que tipo de restaurante ou experiência gastronômica você quer proporcionar? Em uma ponta do espectro temos os estabelecimentos de fast-food, que enfatizam velocidade e volume de clientes:  a grande maioria entra e sai em menos de 15 minutos.  Na outra ponta, temos a experiência da alta gastronomia: clientes que querem ficar confortavelmente acomodados durante todo o serviço. O seu restaurante provavelmente está em algum lugar entre estes dois pontos, nos dando uma idéia de como a experiência que você quer transmitir se relaciona com o nível aceitável de espaço por cliente.

Em segundo lugar, considere o tipo de acomodação que você imagina para seu restaurante ou café. São mesas soltas com cadeiras, em uma área comum, ou algo mais íntimo, com booths? Haverá uma área de bar onde os clientes podem esperar uma mesa? Neste caso, que tipo de assentos eles terão? Bancos são ótimas opções para degustar um drink enquanto se espera uma mesa.

É importante tem uma idéia clara da sua visão antes de começar a colocar alguma coisa em prática. Suas aspirações em relação ao tipo de experiência que será oferecido vão informar o que funciona e o que não funciona quando se trata de aumentar o espaço disponível.

Planeje, planeje, e depois planeje um pouco mais. Você não precisa ser um artista para desenhar o layout da sua área de jantar, mas é necessário ser o mais preciso possível. Tenha certeza das dimensões das áreas públicas de seu restaurante. Assinale todos os pontos de interesse – como pilares, escadas, banheiros, entradas e saídas e o acesso para a cozinha. Estes são os elementos ao redor dos quais você precisa trabalhar. De posse desta planta, faça várias cópias. Assim, você pode esboçar várias ideias sem criar confusão.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta