,

Use as cores da primavera em seu restaurante

A primavera marca a renovação de um ciclo. É a retomada de cores vibrantes, levadas pelo inverno, e do calor que nos proporciona aconchego e alegria. Qualidades mais que bem-vindas para renovar também o seu restaurante, não acha?

Isso abre múltiplas possibilidades para reinventar o seu empreendimento, como uma nova demão de tinta, nas paredes. Ou mesmo novas receitas que pedem emprestado o que há de melhor na estação.

E nós queremos que a inspiração seja uma constante nesta primavera. Por isso, reunimos algumas ideias que podem ser combinadas em todos os elementos do seu restaurante: da decoração à gastronomia. Confira!

As cores da primavera para decorar o restaurante

Por se tratar de um recomeço do ciclo impulsionado pela natureza, a primavera é associada às cores mais vibrantes. O verde e amarelo, por exemplo, são tons em destaque porque resgatam tonalidades perdidas com o rigor do inverno.

Ambas as cores são versáteis e tendem a combinar com outros elementos decorativos facilmente. Podem marcar presença em detalhes, como em plantas e flores espalhadas pelo restaurante ou em sua fachada, ou nas paredes.

Além disso, possuem significados de qualidades variadas, segundo a Teoria das Cores, como:

  • Felicidade
  • Tranquilidade
  • Segurança
  • Frescor
  • Alegria
  • Energia
  • Crescimento

Cores que inspiram boas vibrações podem compor o ambiente, como o coral, o dourado ou tons pastéis, que trazem frescor.

Dessa maneira, além da decoração natural podemos investir em toalhas de mesa, almofadas e até mesmo em mobílias coloridas. São alternativas que trazem vivacidade ao cômodo, e que pode se refletir diretamente na experiência do seu consumidor.

Os elementos da primavera expressos na decoração

Ainda sobre elementos da primavera, podemos associá-la a animais que combinam com um dia de sol, como pássaros e borboletas. Sem falar nas flores, que espalham charme e elegância por onde são cultivadas.

Vamos ver como cada um deles pode ser bem representado na decoração do seu restaurante?

  • Borboletas: coloridas, as borboletas podem estampar seu restaurante nos detalhes — como em guardanapos personalizados —, para trazer delicadeza à decoração.
  • Pássaros: louças, toalhas de mesa e até mesmo adesivos de parede estampados fazem uso da graça que as aves trazem à ambientação.
  • Flores: das naturais às artificiais e das estampas em tecidos aos entalhes em móveis, não existem limites para explorar uma vívida seleção de flores.

Isso vale tanto para uma composição fixa, como o mobiliário, quanto para as ideias sazonais. Uma boa alternativa para deixar a decoração do seu restaurante em sintonia com as estações do ano é investir em soluções práticas.

Entre elas, podemos mencionar os adesivos de parede (com grande variedade de estampas e praticidade para aplicá-los e removê-los) ou obras de arte. Quadros ajudam a enriquecer qualquer ambiente e podem reforçar as sensações desejadas em seu empreendimento.

Sobre o mobiliário, que fortalece a sua identidade visual, podemos fazer bom uso das inspirações que a primavera oferece. Veja só!

A madeira em alinhamento com a primavera

Além das flores e plantas, a natureza também pode nos oferecer conforto por meio de peças de madeira. Em um restaurante, isso se traduz diretamente na idealização de um mobiliário selecionado a dedo.

Cadeiras e mesas, principalmente, cativam pelo aconchego que proporcionam aos usuários. Por isso, durabilidade é uma qualidade indiscutível nos móveis. E, por estarmos falando de inspirações voltadas para a natureza, o apelo estético de uma mobília artesanal é imenso.

Afinal, essa qualidade destaca a rusticidade, a precisão e valores de técnicas que se sustentam desde antes das revoluções industriais. São elementos que têm tudo a ver com a primavera.

Para reforçar ainda mais essa imagem, vale até mesmo investir em móveis coloridos para a decoração de restaurantes. Com as cores quentes da primavera, a ambientação fica ainda mais harmônica. Especialmente, quando o cenário ao redor favorece esse equilíbrio decorativo.

Vale apontar que essa alternativa de móveis para restaurantes é interessante porque é também funcional. As cores vívidas iluminam mais — e naturalmente —, destacando ainda mais o ambiente onde elas estão organizadas.

Podemos ressaltar, ainda, outros benefícios em usar os móveis coloridos para a decoração de restaurantes, como:

  • Ajuda a diferenciar a sua identidade visual.
  • Estimula boas sensações aos clientes e colaboradores do seu restaurante, como o conforto, o relaxamento e a tranquilidade.
  • Amplia as possibilidades decorativas.

No entanto, vale tomar como base uma regra geral da decoração de ambientes: cuidado com os excessos. Cores demais podem afetar a experiência do cliente, com tantos pontos focais desviando a sua atenção.

Lembre-se que a decoração é complementar ao grande referencial do seu restaurante: as invenções presentes no seu cardápio.

Até por isso, não podemos nos limitar apenas à mobília e composições ao se inspirar na primavera. Afinal, a alimentação também pode se contagiar pelas cores da estação.

A gastronomia inspirada nas estações do ano

Não é segredo que nossos hábitos alimentares são também influenciados pelas temperaturas. No caso da primavera, as cores quentes são fortemente pensadas nas receitas.

Ou seja: sucos com cores vibrantes podem fazer uma participação especial — e sazonal — no seu cardápio. E não somente pelo tom gerado pela combinação de frutas, mas pelo seu sabor e alinhamento com uma alimentação leve e saudável.

Esse é, inclusive, um dos motes da primavera: a busca por hábitos saudáveis e que renovem a nossa disposição. Os sucos são muito bem-vindos, nesse sentido, e também são as receitas com poucos carboidratos.

Explore bem essa questão com muitas cores e frescor. Carnes magras, saladas e legumes e arroz ou batatas (para compor a seleção de carboidratos) chamam a atenção: tanto pela cor quanto pela combinação de seu sabor.

Por fim, se a primavera evoca cores vibrantes, associe a inventividade de suas receitas com louças coloridas. A harmonia entre decoração, receitas e o cuidado nos detalhes pode gerar uma enorme vantagem competitiva contra a concorrência.

E então, o que achou das nossas dicas para você usufruir do melhor que a primavera tem a nos oferecer? Para saber um pouco mais a respeito de possibilidades decorativas personalizadas para o seu restaurante, entre em contato conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta