,

Acabando com problemas no mobiliário de seu restaurante

Existem muitas tarefas que devem ser feitas antes de abrir um restaurante, e tantas responsabilidades ao se gerenciar o dia a dia de um estabelecimento, que as vezes o mobiliário para os clientes acaba ficando em segundo plano. Devido a estas restrições de tempo, a compra do mobiliário do seu restaurante pode acabar sendo feita sem uma cuidadosa deliberação além de preço, estilo ou aparência. Mais do que isso, pode existir uma pressão para inaugurar o restaurante o mais rápido possível. Cuidado, pois decisões apressadas na compra do seu mobiliário podem levar a gastos excessivos de manutenção e substituição. Veja abaixo algumas sugestões de como acabar com os problemas de mobiliário do seu restaurante.

1. Para restaurantes novos ou existentes, escolha o produto certo.
Fazer o pedido da mobília correta para o público alvo é importante, pois o arquiteto, designer ou dono do empreendimento tem um estilo em mente que deve ser coordenado com o resto da decoração. É necessário que uma pessoa com expertise faça as especificações antecipadamente, para que os modelos corretos possam ser escolhidos. Sem especificações para comparar produtos, é impossível chegar um preço correto. Materiais apropriados para o tipo de restaurante devem ser utilizados – por exemplo, assentos estofados de tecido devem ser evitados em estabelecimentos estilo ‘fast-food’, onde ocorrem muitos derramamentos de bebida, o que acaba causando um desgaste prematuro na mobília.

2. Escolher o fornecedor correto é tão importante quanto escolher o produto certo
É de suma importância escolher o fornecedor certo, pois implica em confiar na origem do mobiliário para seu restaurante. Um fornecedor pode ter um preço mais baixo, mas se você não tem todas as especificações ou não sabe como o produto é construído, é um risco basear a compra apenas no preço. Como em qualquer compra, é importante conseguir referências e cumprir o devido processo de esclarecimento com todos os vendedores.

3. Uso apropriado do mobiliário
Usar o mobiliário de forma correta é o passo seguinte na lista de como mantê-lo em seu melhor estado. É comum em restaurantes ver cadeiras sendo usadas como escadas, tampos como mesas de trabalho e pessoal da limpeza arrastando móveis de forma bruta. O uso apropriado deve ser determinado pela gerência, que deve supervisionar a forma que o mobiliário é utilizado e corrigir todos que não sigam os procedimentos corretos.

4. Manutenção do mobiliário
A manutenção é ignorada até que seja tarde demais e as peças precisam ser substituídas. Muitas pessoas no negócio dos restaurantes não se dão conta da importância de manter um plano de manutenção para cuidar do seu mobiliário. Assim como deve-se trocar o óleo regularmente em um carro, móveis precisam ter seus parafusos apertados, peças re-encaixadas, partes desgastadas substituídas. Prepare um plano por escrito sobre como toda a mobília deve ser mantida, e siga-o a risca para certificar-se que esteja sendo cumprido. Este conselho parece simples, mas pode ser o mais difícil de implementar devido às incontáveis tarefas diárias. Móveis que duram 3 anos sem o devido cuidado podem durar 10  anos se mantidos da forma correta.

Resolver os problemas do mobiliário antes que eles aconteçam pode dar mais trabalho, mas o esforço de pesquisar o que deve ser feito para esta manutenção será tempo bem gasto.