,

Erros comuns na gestão de um restaurante

Se engana quem pensa que a gestão de um restaurante é um trabalho simples. Muitos empresários sem experiência pensam que abrir e gerir um restaurante, bar ou café é apenas questão de investir uma quantia, encontrar um bom ponto, contratar garçons e pronto. Aqui você descobre alguns erros comuns que você deve evitar, confira!

 

Não pensar no futuro

Um restaurante é um negócio, e como tal, deve ser rentável. Mas, o que significa um negócio ser rentável? Não apenas deve existir um ingresso diário de dinheiro suficiente para cobrir os custos, mas também que o torne capaz de manter-se, de crescer e consolidar-se a médio e longo prazo.

Assim, um restaurante não terá sucesso se apenas pensamos no caixa de hoje, deste mês ou deste ano. O objetivo final da gestão de restaurantes é construir um negócio consolidado, conhecido e respeitado pelos clientes e pela concorrência, e que permaneça aberto por anos. Mas, como fazer isso? De várias formas, por exemplo:

  • Cercar-se de uma equipe de trabalho realmente profissional (cozinheiros, garçons, hostess, etc.)
  • Apostar na formação contínua do pessoal de cozinha e salão
  • Manter a qualidade do menu e do serviço prestado aos clientes
  • Investir em melhoras sempre que necessário – pintura, maquinário, mobiliário, etc.
  • Investir em publicidade convencional e digital

 

Não trabalhar no negócio

Alguns empreendedores do ramo de restaurantes caem no erro de pensar que gerir um restaurante não vai demandar nada de tempo, e que o mero investimento financeiro resolve tudo. Este segundo erro é mais comum do que parece, e é muito perigoso para a viabilidade do futuro negócio. Gerir um restaurante é um trabalho duro, que vai consumir muitas horas do dia. Não basta “dar uma passada”, e tampouco consiste em contratar um gerente para “vigiar” o negócio.

Para o êxito de um restaurante, será necessário dedicar muitas horas, então não é um negócio para quem não está disposto a trabalhar duro.

 

Estes cuidados podem fazer toda a diferença para o sucesso de seu restaurante. Não se esqueça deles!