Como aproveitar seu tempo e rentabilizar seu restaurante

Se você está há muito tempo no negócio de restaurantes, você sabe o quão rápido o tempo “some”, não é? Os dias que parecem tão compridos às 7 da manhã se tornam nada quando sua agenda está cheia de obrigações: ir ao mercado, negociar com fornecedores, contratar empregados, mediar disputas entre os funcionários, revisar a contabilidade, pagar as contas, atender os clientes, ajudar na cozinha, pensar no marketing…

Sem exageros: o dia a dia normal de qualquer proprietário ou gerente de restaurante é uma loucura, uma maratona de trabalho onde o tempo não é aliado, senão um inimigo a vencer.

Por este motivo, redigimos o post de hoje, um texto que traz três chaves para aproveitar melhor seu tempo em um bar, restaurante, cafeteria, pizzaria ou churrascaria sem acabar com sua saúde e desfrutando do trabalho que você escolheu.

Chave numero 1: a agenda

Elaborar uma agenda diária é a primeira chave para aproveitar melhor seu tempo e o do pessoal da cozinha e salão. Anote as tarefas que você precisa fazer todos os dias e os tempos que você dedica a cada coisa. Uma vez feito isso, revise-a da forma mais objetiva possível, com atenção especial ao tempo que cada tarefa leva.

É importante perguntar-se: “Parece muito tempo? Pouco? Justo?” “Será que posso reduzir? Como?” “Será que posso dedicar mais tempo a uma dessas tarefas para melhorar os resultados?”

Agora, leia novamente todas as tarefas que você anotou, e pense sobre elas: “Só eu posso realizar estas tarefas? Ou algum funcionário pode assumi-las?” “Estas tarefas são diárias por obrigação? Alguma pode ser feita a cada dois ou três dias?”

Se você dedicar um pouco do seu tempo para o exercício de organizar a agenda, você irá, no mínimo, ter uma visão mais clara e objetiva de como o seu tempo é ocupado; ter uma lista de tarefas diárias que pode delegar para outras pessoas; e identificar tarefas que consumem muito tempo, te esgotam e impedem que você aproveite melhor seu tempo de trabalho, tornando-o mais rentável.

Chave numero 2: a arte de delegar

Praticamente todos os livros de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal coincidem na importância de saber delegar. Este conselho é mais valioso ainda se falamos do setor de restaurante e hotelaria, trabalhos duros e exigentes a vários níveis: emocional, físico e econômico.

Assim, a segunda chave para aproveitar melhor seu tempo é simples e complicada ao mesmo tempo: encontrar uma ou mais pessoas de total confiança nas quais você possa delegar parte de suas responsabilidades.

Não precisa ser um sócio ou parceiro, e tampouco uma única pessoa que seja seu ‘dublê’. Você pode voltar a olhar sua agenda semanal e escolher algumas tarefas para delegar para outros profissionais ou empresas. Por exemplo:

  • Se você dedica parte do seu dia trabalhando no bar, preparando sucos ou cafés, pense na possibilidade de contratar um atendente extra que se ocupe do seu turno. Este tempo liberado permitirá que você faça melhor outros trabalhos mais rentáveis como por exemplo pensar em promoções para o restaurante, elaborar menus criativos com o chef de cozinha, negociar com fornecedores para baixar preços, procurar equipamentos novos em oferta, etc.
  • Se você dedica tempo demais revisando faturas e a contabilidade em geral, reflita sobre a qualidade do trabalho que o seu contador ‘da vida toda’, se talvez ele não esteja prestando o serviço que você precisa e você não se dá conta em função do excesso de trabalho.
  • Se  você perde muitas horas da semana resolvendo conflitos entre empregados, talvez seja uma boa ideia escolher um deles para que ocupe o papel de mediador. Assim você deixa de ser o “cara ruim” e aproveita melhor seu tempo com o que você realmente deseja fazer: gerenciar um restaurante rentável.

Chave numero 3: o descanso do corpo e mente

A terceira chave que permitirá a você aproveitar seu tempo como gerente de um bar, restaurante ou cafeteria é muito simples, mas quase nenhum profissional a coloca em prática: descansar corpo e mente, dedicar um tempinho todos os dias para praticar esportes, desfrutar dos amigos e da família, elaborar uma dieta equilibrada e saudável, etc.

Descansar corpo e mente não é um luxo para uma pessoa com trabalho estressante e cheio de responsabilidades. Tampouco é falta de profissionalismo ou sinal de ‘corpo-mole’. Cuidar da mente e do corpo é necessário para o êxito da sua carreira, já que permitirá que você enfrente o trabalho diário com toda a vontade do mundo. Se você está forte física e mentalmente, você toma decisões mais acertadas, fica com a mente mais alerta para discutir com empregados e fornecedores e, o mais importante, conseguirá prestar um excelente serviço ao seu cliente, o que é absolutamente necessário para qualquer bar, restaurante ou cafeteria que queira triunfar no complicado mercado do século XXI.