Melhorando seu atendimento ao cliente, parte 2

Melhorar o atendimento ao cliente é necessário por uma razão muito simples: ajuda a fidelizar a carteira de clientes do seu bar, restaurante ou cafeteria. Na primeira parte da nossa série de posts sobre o assunto, falamos sobre o Guia de Atendimento ao Cliente. Hoje, trataremos do profissionalismo.

Certamente já aconteceu com você alguma vez: ao entrar em um bar ou restaurante, o garçom nem levanta a vista… você acaba de comer o couvert e o tempo passa como se você não existisse… esta invisibilidade é uma das coisas que mais incomodam os clientes, uma falha tremenda no atendimento ao cliente de um restaurante que provoca centenas de fechamentos todos os anos.

Como você pode evitar que seu pessoal esqueça que os clientes são o mais importante do seu negócio? São várias formas, por exemplo as seguintes:

– Tente contratar apenas verdadeiros profissionais do setor: homens e mulheres que tenham uma formação na área ou já tenham trabalhado muitos anos no segmento;

– Treine bem seus novos garçons e atribua a eles um supervisor durante pelo menos os três primeiros meses de trabalho;

– Penalize o atendimento ruim e premie o atendimento com excelência: o reforço positivo é a melhor forma de conseguir resultados. O atendimento ao cliente deve ser a hora onde sua equipe mais pode brilhar.

Na próxima parte da nossa série, vamos abordar a questão do feedback dos clientes.