Melhorando seu atendimento ao cliente, parte 3

Melhorar o atendimento ao cliente é necessário por uma razão muito simples: ajuda a fidelizar a carteira de clientes do seu bar, restaurante ou cafeteria. Na última parte da nossa série, vamos falar sobre o feedback dos clientes.

Os emoticons das redes sociais já chegaram aos negócios analógicos: lojas perguntam nossa opinião com carinhas sorridentes ou chateadas, pesquisas pipocam no seu celular quando você visita um lugar… o objetivo deste bombardeio de mini questionários é básico: angariar a opinião favorável e desfavorável dos clientes para colocar seu estabelecimento em um ranking alto ou baixo de uma lista online.

Não é possível lutar contra esta maré de opiniões pela Internet, mas você pode usar a ideia em beneficio próprio preparando breves questionários sobre o atendimento ao cliente. Estas mini pesquisas podem te ajudar muito a melhorar o atendimento, já que você pode perguntar sobre todos os tipos de assunto, por exemplo:

  • Tratamento cortês ou descortês dos garçons ou recepcionistas;
  • Tempos de espera para ser atendido;
  • Conforto das cadeiras;
  • Aparência e limpeza do uniforme dos garçons;
  • Limpeza de toalhas e talheres;

Um conselho: se você for pedir para seus clientes que dediquem alguns minutos para preencher um questionário de satisfação que vai ser tão útil, tenha a gentileza de oferecer um café depois da sobremesa, ou alguns docinhos caseiros… são presentes de pouco valor para você, mas que conseguirão valorizar seus clientes e fazer com que voltem a visitar seu restaurante, bar ou cafeteria.

Com isso concluímos nossa série sobre atendimento ao cliente. E você, qual sua dica para manter seus clientes sempre satisfeitos com o atendimento?