Como economizar na conta de luz de bares e restaurantes

Saber como economizar na conta de luz de bares e restaurantes pode ser a diferença entre o êxito ou fracasso de seu restaurante. Não é exagero, basta ver quantos bares e restaurantes fecham todos os anos porque não conseguem manter em dia suas contas.

Nos próximos parágrafos, o blog Elegância a Mesa traz alguns conselhos básicos simples de implementar e úteis para o bom andamento do seu negócio.

Revisar a conta atual

O primeiro passo para economizar na conta de luz é básico: saber quanto você está pagando atualmente. Isto é importante, pois você pode identificar em quais meses está ocorrendo maior consumo, por exemplo.

O aumento constante do preço da luz é um problema que afeta tanto aos lares como as empresas. Por isso, é importante criar uma espécie de guia de economia de energia para seu negócio, escolhendo os conselhos que melhor encaixem com seu restaurante.

Forme seu pessoal sobre o uso eficiente dos eletrodomésticos

Se você contratar cozinheiros sem experiência, sua fatura de luz vai subir, porque os novatos tendem a cometer erros usando os eletrodomésticos profissionais da cozinha, que podem disparar o consumo energético, por exemplo:

  • Colocar na geladeira pratos que ainda estão quentes.
  • Deixar a porta do forno aberta.
  • Deixar o forno ligado ao invés de aproveitar o calor residual.
  • Usar panelas pequenas em bicos grandes.

Organize o trabalho na cozinha

Organize o trabalho de forma que os fornos, quando elétricos, não sejam ligados até o momento que seja necessário pré-aquecer. Alguns cozinheiros tem o hábito de ligar o forno antes mesmo de colocar o avental. Isso acarreta uma despesa de luz (ou gás) maior do que você pode imaginar.

Adquira uniformes de inverno e verão

Um conselho básico para economizar luz no verão e no inverno é vestir os funcionários de forma adequada à temperatura média do local. É absurdo que os garçons trabalhem de colete e gravata no verão, enquanto o ar-condicionado funciona a toda, não é?

Verifique o estado das borrachas dos eletrodomésticos de refrigeração

O consumo elétrico de freezers e geladeiras pode subir muito se as borrachas que ajustam as portas estiverem deterioradas ou com folgas.

Estabeleça um encarregado pela economia

Escolha uma pessoa do seu grupo que se responsabilizará que os outros sigam as pautas do guia de economia de luz. Apagar luzes de despensas e peças não utilizadas, limpar periodicamente freezers para que o gelo não faça o motor trabalhar mais, encher as máquinas de lavar louça totalmente antes de realizar um ciclo, fechar as cortinas para evitar que o sol do meio dia aqueça o ambiente, etc.

Troque os eletrodomésticos de alto consumo

Revise todos os seus equipamentos e substitua aqueles que forem antigos e tenham alto consumo. Isto é fundamental, pois não importa quantas lâmpadas LED você colocar no salão principal, se o consumo principal vem dos equipamentos da cozinha.

Com essas dicas, esperamos que você consiga melhorar o consumo de luz do seu restaurante!